sábado, 8 de fevereiro de 2014

Nevado Pastoruri: Preparação para chegar aos 5.240 metros de altitude (06º Dia)


O passeio para o Nevado Pastoruri (3º Tour), situado na Cordilheira Branca, partiu às 8:00 da manhã.  Na postagem "Em Huaraz: A cidade base para os passeios ao Parque Nacional Huascarán", descrevemos como chegamos à região e contratamos esse tour.

Roteiro 3º Tour em Huaraz (108 km) por s/ 50,00
Pouco antes da van chegar, paramos em frente ao hotel em que estávamos hospedados para observar a movimentação da cidade... muitos carros, buzinas, pessoas indo ao trabalho, vendendo produtos na rua, levando frangos e carnes ao mercado, bicicletas, motos e carros buzinando... A manhã começava em Huaraz e a simplicidade daquele cotidiano nos surpreendia a cada minuto enquanto aguardávamos o guia chegar.

Transporte de carnes 



Venda de cereais
Transportando frangos 

Venda de frutas e verduras 

Trânsito




















Há três dias estávamos na região de Huaraz para acostumar o organismos e fazermos tranquilos a subida, mas para garantir trazíamos conosco também um saquinho de folhas de coca adquirido no mercado municipal da cidade por s/ 1,00 (um dos conselhos do guia no fim do passeio do dia anterior, ver postagem Chavín de Huántar: Nos labirintos da maior e mais antiga cultura do Peru). Seguimos com o guia e outros turistas de van por cerca de 110 km, ao sul da cidade de Huaraz. No trajeto, fizemos paradas para tomar chá de coca, provar da água de uma fonte natural de água gasosa, ver pinturas rupestres e fotografar a "Puya raimondii", a maior bromélia do mundo que só é encontrada em certas áreas remotas dos Andes. Todo o trajeto era de atrações, que nem ligamos para o cansaço que já começávamos a sentir nas pequenas caminhadas no trecho.


Pinturas Rupestres
Puya raimondii, maior bromélia do mundo
Fonte de água gasosa no andes peruanos
Ao chegarmos à base da montanha, contratamos cavalos para amenizar os esforços da subida... em grandes altitudes qualquer movimento representa um imenso esforço, então valeu a pena investir s/ 9,00 por pessoa para ir um trecho a cavalo. Há cerca de 350 m do início da geleira, tivemos que seguir a pé ... a cada 20 metros fazíamos pausas para amenizar o cansaço, apreciar a paisagem, tomar água e retirar mais folhinhas de coca da mochila ... Há 5.240 metros acima do nível do mar, todo o esforço foi recompensado pela espetacular vista do topo da montanha nevada e de um lago parcialmente congelado existente no local!!! Em razão do aquecimento global o glaciar esta derretendo e alguns especialistas preveem seu desaparecimento dentro dos próximos 20 anos. O seu acesso não requer experiência em escalar montanhas, mas é recomendável que a subida seja acompanhada por um guia. No regresso registramos fotos com o nosso grupo: "Los Coqueros" ... 


Trajeto à pé em Nevado Pastoruri



Lago congelado em Nevado Pastoruri








Se protegendo do frio em Nevado Pastoruri




 Grupo "Los Coqueros" em Nevado Pastoruri
No retorno à cidade, fizemos uma parada para o almoço. Comemos um sanduíche de queijo e "llunca de gallina" (sopa de trigo com frango). Às 16 horas já estávamos na cidade e iniciamos nossos preparativos para partirmos da região (aquisição de suprimentos no mercado, cambio de moedas, check out do hotel, etc). Nosso próximo destino seria a costa sul do Peru. Adquirimos as passagens para Lima na empresa de transportes Línea com saída prevista para às 23 horas. De Lima, planejávamos seguir até Paracas, mas só poderíamos comprar as passagens quando chegássemos à capital. Regressamos ao hotel e reencontramos com o Denis para agradecer toda a atenção e suporte.


Em Huaraz todos os passeios que fizemos foram organizados por:
Denis Tours
Jr. José de la Mar, 520 Huaraz


Olá,
já curtiu nossa página no Facebook?
Curta e fique por dentro dos nossos novos posts!
https://pt-br.facebook.com/viajanteautonomo
Ah! Caso tenha alguma dúvida sobre algum ponto abordado nesta postagem ou quiser receber outras informações, registre seu comentário abaixo.a

8 comentários:

  1. Excelente documentário sobre a cidade do Peru, assim que possível farei esta viagem para conhecer este país cheio de curiosidades e mistérios.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mauro! Continue nos acompanhando nas demais postagens. Com certeza vale a pena visitar este lugar.
      Grande abraço, Denilson.

      Excluir
  2. Ola, gostaria de sabe a distancia entre Lima e Huarez.

    estamos indo ao Peru dia 15 e adoramos suas fotos

    abraços

    Lucia e Adyr

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucia e Adyr, Huaraz fica a cerca de 410 Km de Lima. A empresa de ônibus Linea faz este trajeto. Esta cidade é realmente imperdível devido aos atrativos da região: montanhas, lagos, geleiras, além de sítios arqueológicos. Ficamos 3 dias lá e adoramos tudo.
    Na postagem "Definindo o roteiro" descrevemos qual foi o nosso roteiro completo no Peru. Estamos escrevendo em detalhes também cada um dos 20 dias da nossa viagem. Obrigado por nos acompanhar!

    Grande abraço!


    ResponderExcluir
  4. Olá, belas fotos! eu li na Internet q no Pastoruri existem cavernas de gelo, mas não as vi em suas fotos. Vocês viram? Estavam inacessíveis?

    ResponderExcluir
  5. Olá, belas fotos. Estarei no Pastoruri em junho e li na Internet q lá existem cavernas de gelo, mas não as vi em suas fotos. Vcs as visitaram? Estavam inacessíveis?

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, belas fotos. Estarei no Pastoruri em junho e li na Internet q lá existem cavernas de gelo, mas não as vi em suas fotos. Vcs as visitaram? Estavam inacessíveis?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendel. Não visitamos estas cavernas, na verdade nem sabíamos que existiam, hehe. Fomos em um passeio contratado em Huaraz, o guia não permitiu que ninguém caminhasse sobre o gelo, pois segundo ele poderia ser perigoso e iria ser necessário equipamentos e acompanhamento especiais (altitude, quedas, fendas no gelo, etc...). Então ficamos somente na área em frente ao início da geleira e em frente aos lagos. Não sei te informar se em Huaraz eles vendem algum passeio para visitar tais cavernas ou para seguir alguma trilha sobre o gelo.
      Te indico conversar com o Erich para conseguir estas informações: https://www.facebook.com/erichdenis.diazjamanca?fref=ts
      Contratamos os passeios com ele em Huaraz. O Erich mora lá e possui uma pequena agência de turismo local. Ele é bem gente boa, mantemos contato até hoje.

      Excluir